ana + betânia produzem relicário "The Walking Dead"

Numa parceria com Ghost Productions, ana + betânia criaram um relicário inspirado na série The Walking Dead para a Fox Portugal, a ser exposto na Comic Con 2021.

A exposição “Relicário The Walking Dead” está patente no Parque das Nações entre os dias 9 e 12 de dezembro, assinalando o final da série de culto da FOX. Em 2022, depois de 11 temporadas, “The Walking Dead” despede-se de forma definitiva, com o conjunto final de episódios com estreia marcada para fevereiro.

O relicário muito especial, é composto por 11 peças especiais, únicas, criadas em Portugal para o propósito desta exposição. Cada uma delas representa um momento de cada uma das icónicas 11 temporadas de “The Walking Dead”. Elementos fulcrais que integram a memória coletiva desta série de culto são identificáveis na exposição.

Todas as peças presentes na exposição foram criadas pela dupla nacional de artistas plásticas Ana & Betânia criadas com imenso detalhe à mão e em cerâmica.

Quanto à produção da exposição, ficou a cargo da “Ghost”, com ideia original da The Walt Disney Company em Portugal.

Ler mais aqui, na Marketeer.

New! Solo Show TIERRA @ Carrasco Gallery, in Madrid

“TIERRA or the power of regeneration. No negotiation.

TIERRA is the name of the ceramic sculpture exhibition that is on display at CARRASCO gallery, in Madrid, until January 29, 2022.

Opening hours: Tuesday to Saturday, from 2 pm to 8 pm.

Nature will take over, anyway. At least, this is the motto of the TIERRA exhibition.

When humans transgride natural equilibrium and the ecosystems, natures takes charge and reacts. Not often establishing a chain reaction to the human aggression perpetuated to the environment. And without need to start/react on the exact place of aggression nor even on same strength answer, too. What is guaranteed for sure is the reaction and furthermore the regeneration process associated, afterwards.

The artworks exhibited in TIERRA show a curated group of pieces organised in 3 main circles or areas of discussion: destruction / permanence / reborn. They are shown in 3 different rooms in circle sequence and the size range from small to big artworks and installation pieces.

The Ana+Betânia artworks, translate their full conceptual value to an exquisite, delicate and highly technical pamphleteer approach through ceramic sculpture.

Their technical and conceptual 3D vision is expressed from small flowers to bombs. Desirable weapons and massive freeze explosions punctuated with small gold touches as highlight confettis, just like an ice cream full of flavours and toppings on a summer day.”

ana + betânia @ REVISTA CRISTINA

“A Arte Popular e os novos Artesãos”

Sobretudo há que deixar de lado conceitos e preconceitos sobre arte vs. artesanato.

“(…) a verdade é que o barro tem a capacidade de nos envolver de corpo e alma. É uma matéria plástica com possibilidades absolutamente infinitas, o que permite uma ligação directa entre o pensar e o fazer, incorporando o pensamento no movimento manual e corporal e foi assim que nos agarrou. Todo o processo é mágico, lento, tem de se saber saboreá-lo.”

ana + betânia @ O Programa da Cristina, SIC

Stills from the video featured on @oprogramadacristinasic last Friday aired on SIC, one of the main Portuguese TV networks. Hosted by TV Queen herself @dailycristina, it makes contemporary art and Portuguese design intertwined with the traditional crafts, available to the general public.
We’d like to thank the whole production that did an amazing job portraying our work and vision. Congratulations!

You can watch it HERE.

ana + betânia @ Radio Observador

“Cerâmica é lá arte…”

Clique aqui para ouvir em podcast.

"Flourishing", by ana + betânia, made the cover of @Observador Magazine

“Uma peça de cerâmica demora tempo: o tempo de fazer a pasta, moldar, secar, cozer, arrefecer, pintar, vidrar. Um investimento prolongado que num segundo se transforma em cacos - mas assim é também a vida, mais valiosa pela sua fragilidade.

No tema principal desta edição falamos de crâmica como forma de louvar tudo o que demora e é feito com as mãos, neste caso a partir de um pedaço de terra (há lá coisa mais poética).

Mas não se trata, salvo leis da gravidade, de uma ceâmica frágil: é antes uma cerâmica cheia de lata, com humor, que joga com as formas ou que não tem medo de ser inútil. (…)”

Ana Dias Ferreira, Directora

"INVISIBLE THREAD" - Contemporary Art Portugal & China - Macao

“Invisible Thread”

Contemporary art Portugal – Macao | China

隐形的线

葡萄牙 –  澳门/中国当代艺术

This year 2019 marks the celebration of the 40th anniversary of official diplomatic

relations between Portugal and China and the 20th anniversary of the establishment of

RAEM, the Macao’s Special Administrative Region.

In this context, the present UCCLA exhibition has as its main purpose the promotion

of dialogue through contemporary artistic manifestations, bringing together for this a

group of Chinese artists in the connection and confrontation with Portuguese artists,

witch have in theirs path some connection with China.

This bridge of affinity between artists and their discourses, aims to reflect on the past

while simultaneously looking to the future, in a critical attitude of exchange,

celebration, approach and encounter.

Having its origin in an ancient Chinese belief, the Invisible Thread or the "thread of

destiny", speaks about an invisible red thread that unites people who are destined to

meet, regardless of time or place.

Curated by Carolina Quintela and coordinated by Adelaide Ginga, this collective

exhibition brings together, in the various aesthetic and medium discourses, works by

artists Ana + Betânia, Ana Pérez-Quiroga, Antonio Júlio Duarte, Bai Ming, Chan Wai

Fai, Fernão Cruz, Jose Drummond, Jose Apples of Oak, Liu Jianhua, Mio Pang Fei,

Nuno Cera, Pedro Valdez Cardoso, Rui Rasquinho and Wong Ka Long.

CONTEMPORARY ISTAMBUL, with FOCO Gallery

ana + betânia featured @ VOGUE PORTUGAL

“ (…) Para nós a cerâmica é a matéria que nos permite dar corpo às ideias, a cerâmica é o berço das nossas ideias, dúvidas, medos, ambições. A cerâmica é também o berço da nossa ligação não só como artistas mas também como mulheres. (…),

ana + betânia

Article by Patrícia Torres.

JustMAD Art Fair, with Antonia Puyo Gallery

SOLO SHOW | M A T E R @ Galeria FOCO, Lisboa

“Se lançarmos os olhos sobre os animais e sobre a terra bruta que pisam, sobre as moléculas orgânicas e sobre o fluido no qual se movem, sobre os insetos microscópicos e sobre a matéria que os produz e que os envolve, é evidente que a matéria em geral se divide entre matéria viva e matéria morta.
Mas como é que a matéria não é ou toda viva ou toda morta?
A matéria viva é sempre viva?
E a matéria morta está sempre morta?
A matéria viva não morre?
A matéria morta não começa nunca a viver?
As moléculas vivas não poderiam retomar a vida depois de a ter perdido, para a voltar a perder de novo e assim sucessivamente, até ao infinito?”
Denis Diderot

Mater, mãe, é o sítio onde a matéria se gera eternamente.
Não há lugar na terra para o eterno excepto em Mater. Aqui os mecanismos geradores da vida giram num movimento centrífugo perpétuo.
Nesta exposição, ana+betânia apresentam-nos um conjunto de esculturas que celebram a vida e a morte, interpretando mitos e rituais do imaginário judaico-cristão associados a ambas.
As suas obras desenvolvem-se em estruturas disformes, surreais, mutantes, mas frondosas e delicadas. Assistimos assim à ruptura com um longo percurso na escultura figurativa através da distorção de todas as referências do natural, cruzando elementos vegetais com animais, elementos viscerais com revestimentos cutâneos, numa luta pela sobrevivência do mais apto.
Talvez o maior produto da residência artística de quase 2 anos nas Oficinas da Cerâmica e da Terra- durante a qual dupla experimentou técnicas de conformação e cozedura praticadas ancestralmente-, seja exatamente esta aproximação a uma prática cerâmica mais crua e pristina, onde o ritual do fazer é encarado como algo místico que se sobrepõe a qualquer estética mais brilhante.

 

posterab.JPG

Artist Talk

2018 will start with an artist talk at Lisbon's Fine Arts Faculty. We are very happy to return to our birthplace and sharing ideas and methods with such significant artists as Bela Silva or Vasco Futcher.

You can come and meet us by 4th january.

Check out the whole program here.

 

E_2018_ENTREFALAS.jpg

New Studio

We are moving to Caldas da Rainha, to set our new studio. The official opening will take place this October. 

Ficheiro_000 (1).jpeg